segunda-feira, 3 de outubro de 2016

Resenha: Diferenciação entre minorias e grupos vulneráveis

         

TREVIZAN, Ana Flávia, AMARAL, Sérgio. DIFERENCIAÇÃO ENTRE MINORIAS E GRUPOS VULNERÁVEIS. Disponível em: intertemas.unitoledo.br acesso em 30 Out. 2016.

           Os autores, Sergio Ammenal bacharel em Direito pela faculdade de Direito de Bauru (1981), Mestre em Relações Públicas pela Universidade de Marília, e Ana Flávia graduanda em Direito, abordam no texto sobre uma melhor aplicação dos direitos humanos, diferenciando as minorias dos grupos vulneráveis e explicam os efeitos das diferenças na preservação e proteção dos direitos humanos gravados na Constituição Federal e nos tratados de direitos humanos.
Começando, conta o histórico sobre minorias e grupos vulneráveis, o artigo é dirigido para todos os públicos, mas em especial aos vulneráveis, pois é possível notar que assim eles acabam tendo voz, se faz importante, primeiramente, expor alguns conceitos que possa delimitar as devidas diferenças entre eles, o que é de muita importância. 
A diferenciação é necessária ter uma especial atenção, devido a não identidade e da luta individualizada que cada um deve realizar para obter os seus direitos. 
         O texto foi desenvolvido de forma ampla, informando aos leitores sobre as diferenças entre os grupos. Os autores são bem concisos no texto, grupos vulneráveis se mostram a sociedade sendo um conjunto de seres humanos que possuem direitos civis, porém, a sociedade de forma geral atacam certos direitos destas pessoas.
      A ligação que ocorre com esses grupos é por não existir uma identidade própria, ocorrendo então que a sociedade e o poder público passem a enxergar esses grupos.  O texto tem muita importância nos dias atuais, pois é possível perceber que é um tema muito abrangente e ao mesmo tempo um assunto que é possível notar que vem à tona frequentemente, mas que não tem uma notabilidade tão grande. O autor é conciso e preciso em seu discurso, pois ele traz inúmeras contestações em relação aos grupos vulneráveis.
         É possível notar uma característica, uma explicação, porque ele traz indagações e também muitas respostas, podendo chamar a atenção das utilidades públicas para esse grupo tão desarmado. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário